OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
De acordo com Piaget o conhecimento não pode ser concebido como algo
predeterminado desde o nascimento, nem como simples registro de
percepções e informações. O conhecimento é consequência das ações e das
interações do sujeito com o objeto de conhecimento, seja do mundo físico
ou da cultura. É uma construção que vai sendo elaborada desde a
infância, que se classificam em fases e que são necessárias para o
desenvolvimento e aprendizado da criança.
Formulou sua teoria através de seus estudos e percebeu que o
conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de
raciocínio que, substituem uma ás outras através de estágios. Isto
significa que a lógica e formas de pensar de uma criança são
completamente diferentes da lógica adulta.
Para a criança a brincadeira é uma forma de exercitar a sua imaginação,
se relacionando de acordo com seu interesse e suas necessidades junto a
realidade de um mundo que pouco conhecem. Através da brincadeiras a
criança reflete, organiza, constrói, destrói, e reconstrói seu universo.
(http://marcondysfranca.blogspot.com.br/2011/11/o-brincar-e-brincadeira-segundo-jean.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário